O Laboratório de Produtos Naturais está localizado na Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, e é coordenado pelas Professoras Doutoras  Dâmaris Silveira, Pérola de Oliveira Magalhães e Yris Maria Fonseca Bazzo.

O Laboratório de Produtos Naturais é multidisciplinar e visa a o estudo a avaliação química e biológica de produtos naturais, bem como atividades na área de medicamentos e os seus respectivos insumos farmacêuticos, empregando procedimentos oficiais, desenvolvendo e validando produtos e métodos analíticos.

O Laboratório possui área física divida em dois ambientes:

• Estudo fitoquímico e biomonitorado de planta;
  • Produção e purificação de biomoléculas de origem microbiana.

O laboratório tem infraestrutura necessária para a obtenção de extratos vegetais, condução de técnicas cromatográficas para fracionamento e isolamento de compostos químicos, realização de ensaios frente microrganismos patogênicos, produção e purificação de enzimas oriundas de plantas e microrganismos e isolamento de fungos endofíticos. O grupo também realiza cultivo celular (3T3, HeLa, Raw, entre outras linhagens) e estudos de citotoxicidade celular. O estudo de assuntos regulatórios dentro da cadeia produtiva de medicamentos também é alvo do grupo, além de políticas públicas relacionadas à cadeia produtiva de medicamentos, em especial, de origem natural.

O Laboratório conta com apoio financeiro de agências de fomento (CNPq, Finatec, CAPES, FAP-DF) a partir da aprovação de projetos de pesquisa, bem como através de recursos da própria Universidade de Brasília. Dentre os equipamentos, destacam-se: rotaevaporadores, shakers, incubadora de CO2, cromatógrafo de alta eficiência com detector DAD e IR, espectrofotômetro UV/Vis, leitora de microplaca com controle de temperatura (UV/VIS e fluorescência), capelas de fluxo laminar, freezer -80 oC, Cromatógrafo de baixa pressão para proteínas - AKTA e Cromatógrafo Flash para purificação de biomoléculas. Recentemente foram adquiridos um cromatógrafo a gás acoplado a massas e um espectrofotômetro UV/Vis/IR.

As atividades didáticas envolvem aproximadamente 100 alunos por semestre matriculados nas disciplinas teórico-práticas de Controle  da qualidade físico-químico de fármacos e medicamentos, Bioprospecção farmacêutica, Estágio em biotecnologia e Controle microbiológico de fármacos e medicamentos (todas para o curso de Farmácia), além de disciplinas em nível de pós-graduação como Purificação de biomoléculas, Biossintese de Produtos Naturais e Fitoterapia baseada em evidências, que envolvem alunos de mestrado e doutorado.

Projetos em andamento pelo grupo de pesquisa:

• Produção de L-Asparaginase por fungos filamentosos isolados do Cerrado Brasileiro. Edital Demanda Espontânea FAPDF – 2015
  • Desenvolvimento de novos fitoterápicos e bioprodutos a partir de extratos de Eugenia dysenterica e de fungos endofíticos isolados desta planta. Chamada N º 79/2013 MCTI/CNPq/FNDCT Ação Transversal - Redes Regionais de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia / Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação - REDE PRÓ-CENTRO-OESTE
  • Levantamento etnobotânico e biomonitoramento químico de plantas do Cerrado e Pantanal com atividade farmacológica. CT - AÇÃO TRANSVERSAL / Edital MCT/CNPq/FNDCT/FAPs/MEC/CAPES/PRO-CENTRO-OESTE nº 31/2010
  • Avaliação da qualidade e interações de medicamentos fitoterápicos de interesse para o SUS- Edital PPSUS – FAPDF 2015
  • Avaliação da atividade fotoquimiopreventiva de Erythroxylum suberosum proveniente do Cerrado brasileiro. Edital Demanda Espontanea FAPDF 2016
  • Estudo de espécies de Amaryllidaceae para obtenção de bioprodutos úteis no combate a doenças crônico-degenerativas- Edital Demanda Espontânea FAPDF – 2015
  • Regulação e Políticas Públicas relacionadas a medicamentos e produtos para a saúde

Prêmio Recebidos pelo grupo de pesquisa

UnB de Dissertação e Tese 2016 do PPGCS/UnB - Marcela Medeiros de Freitas

Grupo de pesquisa no CNPq

Produção e Purificação de Biomoléculas de Interesse a Saúde Humana – Líder Profa Pérola Magalhães

Desenvolvimento e Controle da Qualidade de Fármacos e Medicamentos – Líder Profa Damaris Silveira

Colaborações Nacionais

Prof. Dra. Claudia Masrouah Jamal – UFES

Prof Dr Warley Borges -UFG

Prof. Dr Adalberto Pessoa Junior - USP/SP

Prof. Dra Carlota de Oliveira Rangel Yagui USP/SP

Prof Dr Edemilson Cardoso da Conceição –UFG

Profa Dra Maria Tereza Bara – UFG

Profa Dra. Maria José Vieira Fonseca – USP/RP

Colaborações Internacionais

Prof. Dr. José Maria Prieto (University College London, UK)

Prof. Dr. Attilio Converti ( Universitá Degli Studi Di Genova, Itália)

Prof Dr Noel William Davies (University of Tasmania, Australia)

Fotos atividades no Laboratório de Produtos Naturais

O Laboratório de Produtos Naturais da Faculdade de Ciências da Saúde possui como missão o “Desenvolvimento de novos produtos e tecnologias em saúde com base na biodiversidade brasileira”. As pesquisas desenvolvidas nesse laboratório visam o fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no país e estão em concordância com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que se constitui parte essencial das políticas públicas de saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social como um dos elementos fundamentais de transversalidade na implementação de ações capazes de promover melhorias na qualidade de vida da população brasileira. Projetos de pesquisa relacionados com a produção, purificação ou isolamento de novas moléculas receberam financiamento do MCT/CNPq/FAPDF e estão em andamento sob a supervisão do grupo de pesquisadores vinculados a este laboratório.