unb fs logo mp

 

 

Objetivos (geral e específico)

 

O Programa tem uma única área de concentração (Saúde Coletiva) e possui quatro linhas de pesquisa, sendo: Política, Planejamento, Gestão e Atenção à saúde; Saúde Cultura e Cidadania; Epidemiologia, Ambiente e Trabalho; Pesquisa Translacional em Saúde Coletiva;

 

Objetivo do Mestrado Profissionalizante

 

O objetivo é promover a educação permanente, em nível de Pós-Graduação stricto sensu para profissionais que atuam em vários níveis do sistema e dos serviços de saúde, com competências, habilidades e atitudes para o processo de gestão das políticas públicas de saúde, numa perspectiva crítica e reflexiva.

 

Linha de pesquisa 1 – Política, Planejamento, Gestão e Atenção à saúde 

 

A linha Política, Planejamento, Gestão e Atenção à Saúde integra o conjunto de conhecimentos envolvidos na análise da formulação, implementação das políticas de saúde e da organização dos sistemas e serviços de saúde, com vistas à mudança do modelo de atenção à saúde. Além disso, busca contribuir para o desenvolvimento de estudos acerca das práticas de gestão participativa que envolvam os gestores, os trabalhadores e a população.

 

Linha de Pesquisa 2 – Saúde, Cultura e Cidadania

 

A linha de pesquisa Saúde, Cultura e Cidadania busca investigar os determinantes e condicionantes sócio-econômicos, culturais e políticos que abalizam o processo saúde-doença, na confluência das abordagens históricas, sociológicas, políticas e antropológicas, para produzir conhecimentos na perspectiva da promoção integral da saúde e do desenvolvimento da cidadania.

 

Linha de Pesquisa 3 -Epidemiologia, Ambiente e Trabalho

 

Esta linha busca desenvolver estudos voltados para a análise da frequência e distribuição dos fenômenos relativos ao processo saúde-doença, bem como de seus fatores associados e processos de inferência causal que qualifiquem a evidência para tomada de decisão em saúde pública. Dedica-se também à análise da psicodinâmica dos processos de trabalho do sistema produtivo. Focaliza a vigilância à saúde como função de Estado e como maior campo de aplicação do arsenal metodológico da Epidemiologia, Bioestatística e da Demografia.

 

 Linha de Pesquisa 4 - Formação e Desenvolvimento Profissional em Sistemas e Serviços em Saúde

 

Construção de saberes interdisciplinares sobre a formação dos profissionais dos cursos da saúde mediante a análise dos projetos pedagógicos, das mudanças curriculares e dos percursos formativos e educação permanente em saúde com ênfase nos cenários de prática e integração do ensino-serviço-comunidade. Realiza estudos sobre monitoramento e avaliação de mudanças curriculares e inovações pedagógicas, incluindo ambientes virtuais, mídias sociais e tecnologias da informação. Investiga implementação de ações de promoção da equidade na formação; perfis profissionais em saúde (docente, discente e profissional); práticas pedagógicas em serviços; educação e trabalho interprofissional para o desenvolvimento de sistemas e serviços.