CURRÍCULO

Para se formar na graduação em saúde coletiva, os estudantes precisam integralizar 205 créditos em disciplinas obrigatórias, optativas e/ou módulo livre e atividades complementares. Cada crédito corresponde a 15 horas aulas e significa que ele exige do estudante, ao menos, a demanda de uma hora semanal durante o semestre letivo.

As disciplinas obrigatórias são as que os estudantes devem, como o próprio nome diz, obrigatoriamente passar. No curso de Saúde Coletiva, contabilizam-se 129 créditos obrigatórios. O restante dos créditos (86), os créditos não-obrigatórios, pode ser integralizado em disciplinas optativas, módulo livre e atividades complementares. São créditos em atividades que os estudantes têm possibilidade de escolher mais livremente.

As atividades complementares são ações extracurriculares (seminários, estágios, participação em cursos e eventos científicos, projetos de extensão, etc.) que o estudante realiza durante o período de formação. As atividades complementares são contabilizadas em horas e devem ser comprovadas mediante certificados, contratos e outros tipos de documentos. Esse estudante está limitado a conseguir, ao máximo, 10 créditos em atividades complementares. Para cada 15 horas, o estudante recebe 1 credito. Isso significa que, ao apresentar 150 horas em atividades complementares, o estudante integralizará 10 créditos, reduzindo a necessidade de fazer disciplinas optativas e/ou módulo livre.

As disciplinas optativas são disciplinas que o Colegiado do Curso de Saúde Coletiva considera interessantes para que os estudantes possam cursar, pois teriam assuntos conexos aos temas debatidos na área de saúde coletiva. Em tese, existem 52 (cinquenta e duas) disciplinas ofertadas pelo Departamento de Saúde Coletiva e por outras unidades acadêmicas da Universidade que podem ser caracterizadas como tal.

As disciplinas de módulo livre, por sua vez, são todas as outras disciplinas que não são consideradas pelo Colegiado da Graduação de Saúde Coletiva como, em princípio, importantes para o curso. As atividades de extensão e monitoria são integralizadas como módulo livre. O estudante estaria limitado a cursa, no máximo, 24 créditos de módulo livre. Caso ele venha a cursar outras disciplinas como tal, elas não serão integralizadas para contabilizar os 205 créditos necessários para o curso.

Tipos de Créditos

Quantidade de Créditos

Percentual

Obrigatórios

129

60%

Não obrigatórios

086

40%

Total

215

100%

Divisão dos créditos não obrigatórios integralizados

Módulo Livre

No máximo 24 créditos

Optativos

No mínimo 52 créditos

Atividades Complementares

No máximo 10 créditos

Os créditos obrigatórios são compostos por disciplinas formativas (84 créditos), estágios (20 créditos), aplicação à situação de saúde coletiva (15 créditos) e ao Trabalho de Conclusão de Curso (10 créditos).

CURRÍCULO NO MATRÍCULAWEB

FLUXO DE DISCIPLINAS