CASA – Centro de Alimentação Saudável 

Resumo do Projeto

O CASA – Centro de Alimentação Saudável é um projeto de extensão de ação contínua, desenvolvido desde 2004 pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília. Sua proposta é realizar atividades de educação alimentar e nutricional para a população em geral, participando de cursos, feiras, exposições, apresentações e programas de qualidade de vida do trabalhador que visam à promoção da alimentação saudável.

Professores Participantes

Profa. Vivian Gonçalves
Prof. Leandro Baía
Profa. Kênia Carvalho
Profa. Eliane Dutra

Atividades Desenvolvidas

Atendendo a demandas externas da comunidade em geral, o CASA realiza atividades de avaliação nutricional e orientações gerais sobre alimentação saudável. Também são disponibilizadas à comunidade exposições sobre de leitura correta de rótulos, sobre o teor de gordura, açúcar e sal nos alimentos e sobre alimentos industrializados com apelo infantil. O CASA ainda divulga textos informativos sobre alimentação saudável no seu site e em redes sociais.

Por meio de parcerias com várias instituições, o CASA atua estabelecendo uma relação dinâmica entre a universidade e a comunidade. O projeto proporciona formação mais abrangente aos alunos extensionistas e aproximação destes com os professores e a comunidade. Logo, todos ganham em conhecimento e experiência. Atualmente, o CASA conta com a participação de cinco alunas de graduação em Nutrição. 

Contato do Responsável pelo Projeto

Email: Profa. Vivian Gonçalves (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Equipe (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Site: www.casaunb.com

Cozinhar faz bem: oficinas de culinária em alimentação e Nutrição

Resumo do Projeto

As oficinas de culinária são estratégias de educação nutricional que fornecem ferramentas práticas de orientação dietética, por meio do contato propiciado com o alimento durante a sua execução, tornando o individuo e o grupo capacitados para selecionar e preparar os alimentos da forma mais adequada às necessidades. Assim, este projeto visa realizar oficinas de culinária para a comunidade externa, visando aprimorar os conhecimentos em alimentação e nutrição da população por meio da prática culinária e dietética de preparações saborosas e saudáveis; Analisar sensorialmente as preparações elaboradas, por meio de teste de aceitabilidade com os participantes; Capacitar os participantes a fazerem melhores escolhas alimentares baseadas em evidências, assim como preparar refeições que valorizem esses alimentos. 

Professores Participantes

Profa. Dra. Renata PuppinZandonadi (coordenadora)

Profa. Dra. Raquel B. A. Botelho

Profa. Dra. Verônica C. Ginani

Atividades Desenvolvidas

O projeto consiste na realização de oficinas de culinária para a comunidade de acordo com o tema específico de cada uma. Elas são realizadas no Laboratório de Técnica Dietética da Universidade de Brasília. As receitas das oficinas são previamente testadas e selecionadas pelas alunas de acordo com os objetivos propostos. As inscrições para cada oficina são realizadas com 3 semanas de antecedência de cada, havendo número de vagas máxima de inscritos por oficina. O tempo previsto para cada oficina depende do objetivo de cada uma, tendo um tempo mínimo de 04 horas (1 dia) e máximo de 16 horas (2 dias). Para a realização das oficinas será elaborado material didático pertinente ao conteúdo a ser abordado que possibilitará a reprodução da metodologia adotada pelos participantes. Desta forma, pretende-se que os participantes sejam multiplicadores em seus locais de atuação, contando com o apoio técnico-científico necessário para a atividade.

As oficinas são ações que aliam os conhecimentos teóricos de nutrição, principalmente das disciplinas Técnica Dietética 1 e 2, ao processo de educação nutricional para a comunidade. Essa ação é realizada por meio de aulas que propiciam uma demonstração prática e ao mesmo tempo transmite noções sobre nutrição, alimentação, hábitos alimentares, grupos e manipulação de alimentos, propiciando contato do aluno com os participantes e posterior socialização do conhecimento sob a forma de publicação científica.

Contato do Responsável pelo Projeto

Email: Profa. Dra. Renata PuppinZandonadi -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Unidade de Atendimento Nutricional ao Atleta Paralímpico (UNATLETA)

Resumo do Projeto

Projeto que se propõe a assistir nutricionalmente os paratletas de alto rendimento do Distrito Federal, visando contribuir para o melhor desempenho, na investigação científica e formação de nutricionistas na área de nutrição esportiva.

Professores Participantes

Teresa Helena Macedo da Costa (coordenadora)

Carolina A L Sasaki

Atividades Desenvolvidas

Os atendimentos são realizados em três dias da semana em horários pré-estabelecidos semestralmente.

O público alvo são atletas de alto rendimento do Distrito Federal encaminhados pelo CETEFE (Centro de Treinamento de Educação Física Especial) ou pelos treinadores. Na primeira consulta é realizada uma anamnese onde são coletados dados socioeconômicos, antropométricos, realizando perimetria, dobras cutâneas e avaliação por bioimpedância elétrica. Também são coletados dados de consumo alimentar por meio do uso do recordatório de 24h, o qual na primeira consulta é solicitado aos atletas um registro alimentar de 3 dias e Questionário de Frequência Alimentar. Posteriormente, é avaliado o consumo no programa NDSR (Nutrition Data System Research). Além do contato na unidade, os coordenadores e estagiários realizam visitas no local de treinamento dos atletas.

Atletas de 11 modalidades (tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas, tiro com arco, natação, hipismo, halterofilismo, vela, remo, atletismo, rugby e badminton), recebem acompanhamento. Os atletas acompanhados competem em nível regional, nacional e internacional, sendo alguns atletas do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Contato do Responsável pelo Projeto

Email: Teresa Helena Macedo da Costa -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Curso de Formação de multiplicadores em Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e Segurança Alimentar e Nutricional – promovendo cultura de direitos!

Resumo do Projeto

Problematizar a percepção da Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável no contexto da promoção da cidadania para impulsionar a sua exigibilidade e a formação de multiplicadores para cultura de direitos sociais na sociedade.

Professores Participantes

Anelise Rizzolo de Oliveira (coordenadora)

Atividades Desenvolvidas

Trata-se de um curso de formação em segurança alimentar e nutricional e direito humano à alimentação adequada e saudável.Utiliza abordagem com metodologias ativas e participativas para grupos. O público sujeito são professores, estudantes, profissionais de saúde, agricultores e agricultoras, merendeiras, povos e comunidades tradicionais, gestores e membros de conselhos envolvidos com o tema de políticas públicas de segurança e alimentar e nutricional - nas áreas da educação, saúde pública, assistência social, alimentação escolar, agroecologia e soberania alimentar. As turmas são semestrais e podem ter perfis variados. Pode ocorrer em parceria com outros campus da UnB.

Contato do Responsável pelo Projeto

Email: Anelise Rizzolo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

site : www.fs.unb.br/opsan 

https://raisco.wordpress.com/sobre/

Conversas culinárias, comida e relações sociais  : saberes e sabores com educação popular em alimentação e nutrição - Diálogos Universidade-Escola: parceria entre a Universidade de Brasília e a Escola Parque da Natureza de Brazlândia

Resumo do Projeto

Este Programa de Extensão pretende refletir, debater e experenciar a relação entre universidade-escola pública a partir da parceria entre a Universidade de Brasília e a Escola Parque da Natureza de Brazlândia. Valendo-se de um enfoque metodológico participativo e dialógico, a ação busca aprofundar as interfaces entre os espaços oficiais de formação e as práticas aprendidas e desenvolvidas no viver cotidiano da docência mediante a aproximação entre teoria-prática e o diálogo de saberes.

Busca-se, por meio do diálogo horizontal e participativo entre ambas instituições, oportunizar espaços de convivência e troca de experiências, desenvolver estudos e realizar processos formativos para docentes vinculados com as necessidades sociais, científicas e culturais voltados para professores(as), estudantes e comunidade escolar da UnB e EPNBraz.

                                              

Professores Participantes

Juliana Rochet (coordenadora)

Anelise Rizzolo

Atividades Desenvolvidas

Serão realizadas Oficinas culinárias no âmbito escolar para para reflexão sobre o papel da comida partir da comensalidade e da cozinha como um ambiente estruturante das relações humanas e sociais. Os temas centrais trabalhados com os educadores estão relacionados a antropologia da alimentação: gosto e memória alimentar, prazer, corpo, gênero e comensalidade. Será utilizado o instrumento da autobiografia alimentar e algumas técnicas de resgate sensorial como parâmetros orientadores das imersões e vivências. O foco é trabalhar, a partir de metodologias ativas e participativas, o aprofundamento de saberes relacionados ao contexto da antropologia da alimentação que os professores da escola demandem. O estreitamento dos laços e trocas pedagógicas permitirão a escolha compartilhada das estratégias e assuntes de interesse, em relação ao eixo temático, junto à comunidade escolar no processo de educação permanente.

Contato do Responsável pelo Projeto

Email: Anelise RizzoloEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

site : www.fs.unb.br/opsan

https://raisco.wordpress.com/sobre/

A conquista da alimentação saudável pelas crianças na cozinha

Resumo do Projeto

Os objetivos do projeto são :ensinar alimentação saudável para crianças de quatro a nove anos residentes no Distrito Federal, por meio de oficinas culinárias teórico-práticas.

Professores Participantes

Raquel Botelho (coordenadora)

Renata Zandonadi

Ivana Aragão ( nutricionista técnica)

Atividades Desenvolvidas

Realização de oficinas culinárias teórico-práticas associadas a atividades complementares como: avaliação do estado nutricional e da percepção de alimentação saudável inicial e final das crianças participantes do projeto; orientação das crianças para escolhas alimentares saudáveis, incluindo o incentivo ao consumo de hortaliças e frutas e estimulação do contato e do desenvolvimento sensorial das crianças para alimentos e preparações com baixo teor de sódio, gordura e açúcar.

Cada turma conta com no máximo 12 crianças dentro de cada faixa etária.

Contato do Responsável pelo Projeto

Email: Raquel Botelho  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

NUNE (Núcleo de Nutrição Esportiva)

_____________________________________________________________________

 

Resumo do Projeto:

Contribuir com o desenvolvimento do campo da nutrição esportivaem Brasília, por meio de desenvolvimento de materiais de educação e orientação nutricional para diferentes modalidades esportivas relacionadas à preparação física de atletas de diferentes clubes esportivos;

Atividades desenvolvidas:

Visa a realização de avaliação nutricional de atletas: a determinação  do perfil alimentar e nutricional de atletas; orientações nutricionais específicas para atletas; atividades de educação alimentar e nutricional com os atletas dos  clubes esportivos; produção e disseminação de conhecimento científico na área Brasília. Além disso, a equipe tem um Grupo de Estudo em Nutrição Esportiva com reuniões semanais. Estão previstos na equipe técnica do projeto, professores, nutricionistas colaboradores e estudantes de extensão. Todas as práticas realizadas serão supervisionadas por nutricionistas

Professores Responsáveis : Prof. Dr. Caio Eduardo Reis

Contato do Responsável do Projeto: Caio Reis Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Observatório de Alimentos e Alimentação

____________________________________________________________________

Resumo do Projeto:

Visa avaliar as relações de saúde, trabalho e meio ambiente dos trabalhadores e usuários de UANs; analisar Unidades de Alimentação e Nutrição e suas relações com o homem e meio ambiente; avaliar o conhecimento dos consumidores sobre alimento seguro;avaliar como os alimentos se tornam inseguros dentro de casa e quais mudanças nas condições ambientais, de crença e comportamento devem ser realizadas para reduzir as situações de perigos.

Atividades desenvolvidas:

Foi analisado o perfil de Doenças Transmitidas por Alimentos no Brasil e criado instrumento de verificação de boas práticas em cozinhas domésticas. Foram colhidos dados das boas práticas e realizada capacitação com os respondentes. Além disso, foram realizadas mobilizações em restaurantes de hospitais para as boas práticas dos usuários de tais unidades.

Foram realizados treinamentos, palestras e mobilização em Unidades de alimentação de Restaurantes Comunitários.Foi criado banco de dados com a avaliação das cozinhas domésticas e estamos em fase de tratar os dados para determinar as mais adequadas abordagens junto à comunidade.

Atualmente investigação de Unidades de Alimentação escolares para treinamento e capacitação dos atores da alimentação escolar. Elaboração de MBP das escolas da rede pública de ensino público do DF (ensaios microbiológicos – microrganismos indicadores de qualidade, treinamento de manipuladores de alimentos).Avaliação da alimentação escolar (oferta, aceitação, desperdício, antropometria das crianças, QFA

Professores Responsáveis : Prof. Rita Akutsu

Contato do Responsável do Projeto: Rita AkutsuEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.