1. Grupo de estudo em nutrição social

Líder(es): Elisabetta Gioconda Iole Giovanna Recine e Renata Alves Monteiro
Participante(s): 
Maria Natacha Toral Bertolin
Descrição:
O grupo tem contribuído de maneira ativa e qualificada, produzindo informações, análises e proposições sobre: – diagnóstico das diferentes dimensões da situação de segurança alimentar e nutricional de populações; – aspectos antropológicos e culturais sobre o ato de comer em sociedade; – processos e desafios da implementação de políticas públicas da área tais como: Política Nacional de Alimentação e Nutrição e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; – organização da atenção nutricional na atenção básica à saúde; – formação e desenvolvimento de capacidades em alimentação e nutrição em saúde coletiva; – promoção e proteção da alimentação adequada e saudável, considerando estratégias de educação alimentar e nutricional, ações regulatórias e estratégias de publicidade de alimentos.

 

2. Grupo PENSA (Pesquisa em Nutrição e Saúde)

Líder(es): Kênia Mara Baiocchi de Carvalho 

Participante(s): Eliane Said Dutra, Nathalia Marcolini Pelucio Pizato, Patrícia Borges Botelho e Ricardo Moreno Lima
Descrição:
O grupo PENSA tem como objetivo estudar, em diferentes grupos populacionais, os fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) associados ao ambiente e estilo de vida, com foco no comportamento alimentar. Em epidemiologia nutricional, atua em projetos vinculados a estudos multicêntricos como ERICA e EMDI-Brasil e em análises de dados secundários. Propõe-se a estudar também as repercussões metabólicas e clínicas das DCNT e de estratégias nutricionais aplicáveis à população afetada pela dupla carga de má nutrição, incluindo obesidade grave e cirurgia bariátrica, desnutrição e câncer. Ademais, testar protocolos clínicos e instrumentos para avaliação de consumo e de marcadores biológicos fazem parte de objetivos de projetos desenvolvidos. Os usuários do Sistema Único de Saúde em risco nutricional ou com DCNT são os principais atores investigados pelo grupo, mas outras populações e estudos experimentais também são alvos de trabalhos específicos.

 

3. Ciência Tecnologia e Inovação em Alimentos

Líder(es): Lívia de Lacerda de Oliveira, Lúcio Flávio de Alencar Figueiredo

Descrição: Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em C&T de Alimentos têm como objetivo: Contribuir com a aquisição de novos conhecimentos e novos métodos de análises nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, incluindo compostos bioativos presentes em alimentos e matérias primas alimentares, microbiologia e higiene e de alimentos e tecnologia de alimentos. As principais atividades e seus objetivos em cada uma dessas áreas são listados a seguir: Higiene e Microbiologia de Alimentos ² Avaliação da qualidade microbiológica dos alimentos na região Centro Oeste visando determinar gargalos tecnológicos ligados ao setor dos alimentos e oferecer soluções e metodologias para sua remoção. Aquisição de novos conhecimentos científicos sobre os microrganismos relacionados aos alimentos, visando desenvolver novos métodos de análise para aplicação no setor produtivo. Ciência e Tecnologia de Alimentos Desenvolvimento de novos produtos no setor agroindustrial

 

4. Biodisponibilidade e Metabolismo de Micronutrientes

Líder(es): Sandra Fernandes Arruda Egle Machado de Almeida Siqueira

Participante(s): Eliana dos Santos Leandro, Teresa Helena Macedo da Costa
Descrição: O grupo investiga o metabolismo de micronutrientes e suas inter-relações metabólicas, com ênfase no mineral ferro e na vitamina A. Além disso, o grupo investiga potencial nutritivo e antioxidante em alimentos in vitro e in vivo. Por meio de metodologias de avaliação de biosdisponibilidade dos nutrientes, da regulação de genes envolvidas nas vias de sinalização do metabolismo de nutrientes e de marcadores biológicos de estresse oxidativo.

 

5. Qualidade nutricional e alimentar

Líder(es): Wilma Maria Coelho Araújo Rita de Cássia Coelho de Almeida Akutsu
Participante(s): Raquel Braz Assuncao Botelho, Renata Puppin Zandonadi, Verônica Cortez Ginani
Descrição: Quanto à qualidade nutricional, o grupo de pesquisa trabalha vários aspectos relacionados com a alimentação incluindo projetos relacionados a hábitos alimentares, consumo, antropometria, avaliação e educação nutricional. O grupo desenvolve pesquisas em Unidades de Alimentação e Nutrição, buscando melhorias na qualidade das refeições preparadas e distribuídas à população. Também concentra seus estudos considerando as necessidades fisiológicas especiais dos indivíduos: doença celíaca, diabetes, hipertensão, fenilcetonúria, entre outras. Do ponto de vista da qualidade alimentar, as pesquisas são desenvolvidas objetivando estabelecer uma relação entre os dados obtidos e suas interpretações sob a ótica da vigilância sanitária dos alimentos, ora considerando produtos, ora UANs, ora estratégias para a promoção da saúde.